Portal Bertioga | Riviera de São Lourenço | Ligue Grátis
Utilidades Públicas de Bertioga

Prefeitura de Bertioga


A Prefeitura do Município de Bertioga é basicamente estruturada pelas Secretarias:

Administração, Finanças e Jurídico;
Assistência Social e do Trabalho;
Educação e Desenvolvimento Cultural;
Habitação, Planejamento e Desenvolvimento Urbano;
Meio - Ambiente;
Saúde;
Serviços Urbanos;
Turismo, Comércio e Assuntos Náuticos;

Além das Secretarias fazem parte da estrutura administrativa da Prefeitura o Fundo Social
de Solidariedade e a Guarda Civil.

Endereço: Rua Luis Pereira de Campos, nº 901 - Vila Itapanhaú

Telefone: 3319-8000


Exibir mapa ampliado

Câmara Municipal


Câmara Municipal de Bertioga
Praça Vicente Molinari s/n - Vila Itapanhaú
Telefone: (13) 3319-9000
Site: www.camarabertioga.sp.gov.br

História da Câmara
A Câmara Municipal de Bertioga foi constituída em 1993, após tomarem posse os nove vereadores eleitos no primeiro pleito ocorrido no município, após sua emancipação da cidade de Santos.
Nesse pleito, 142 candidatos concorreram às nove cadeiras de vereadores. Do total de candidatos à Câmara, apenas 24 tinham formação universitária, sendo entre esses cinco engenheiros, cinco professores, quatro médicos, quatro advogados, dois arquitetos, um enfermeiro, um administrador, um jornalista e um dentista.
A primeira eleição municipal deu-se no dia 3 de outubro de 1992, sendo eleitos: Lairton Gomes Goulart, Sérgio Pastori, Francisco Soto Barreiro Filho, Miguel Seiad Bichir Neto, Antônio de Jesus Henriques, Ney Moura Nehme, Nelson Turri, José Carlos Buzinaro e Antônio Rodrigues Filho.
Nos primeiros meses de mandato dos vereadores constituintes, as sessões aconteciam em um prédio da Prefeitura onde funcionou o primeiro grupo escolar da Cidade, com móveis cedidos pela colônia de férias do Sesc. A transferência da Câmara para sua atual sede só foi possível após a aprovação, pelos vereadores, da compra de um imóvel para alojar a Prefeitura.
Ainda com todas essas dificuldades, o Legislativo conseguiu vencer o desafio de criar a Lei Orgânica do Município em um prazo de seis meses e aprovar outros projetos de lei indispensáveis para a autogestão municipal.
Entre os vereadores constituintes foi eleita a Mesa Diretora da Câmara, com a participação de quatro dos nove parlamentares, exercendo as funções de presidente, vice-presidente, 1° e 2° secretários.
Foram estabelecidas como permanentes as comissões de Justiça e Redação; Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente; Educação, Esporte, Cultura, Saúde, Turismo e Assistência Social. Cada comissão permanente foi composta por três vereadores eleitos por voto direto e mandato de um ano.

Legislatura 2009/2012
MESA DIRETORA 2009– 2012


PresidenteAntônio Rodrigues Filho (DEM)
Vice-PresidenteMarcelo Heleno Vilares (PTB)
1° secretárioCaio Arias Matheus (DEM)
2° secretárioNey Vaz Pinto Lyra (PRP)

VEREADORES
Nome: Taciano Goulart Cerqueira Leite - Partido: PTB
Nome: Antônio Rodrigues Filho - Partido: DEM
Nome:Clayton Fernandes Baptista - Partido:PMN
Nome:Renato Faustino de Oliveira Filho - Partido: PT
Nome: Jurandyr José das Neves - Partido: PT
Nome: Ney Vaz Pinto Lyra - Partido: PRP
Nome: Marcelo Heleno Vilares - Partido: PTB
Nome: Caio Arias Matheus - Partido: DEM
Nome: Alfonso Dari Weiland (Alemão) - Partido: PRP

Hospital Bertioga


Carinho e respeito à saúde dos bertioguenses
O Hospital Bertioga, ou a Unidade Mista Hospitalar, como era chamado, nasceu na década de 70 e foi sendo adaptada ao longo do tempo até que na década de 90 foi construída uma extensão com enfermarias para obstetrícia e pediatria, anfiteatro, laboratório, farmácia que foi inaugurada em 2003.

Hoje a população de Bertioga, segundo o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, é de 44.341 habitantes. A taxa de crescimento anual da população de Bertioga, entre 2000 a 2009, é de 4,53%, enquanto que no Estado de São Paulo, no mesmo período, a taxa de crescimento é de 1,33%. O Hospital Bertioga atende atualmente, com os mesmos 50 leitos que em 2003, sendo, segundo o CNES, somente 04 leitos Cirúrgicos, 10 para Clínica Geral, 01 era Pneumologia, 07 para Neonatal, 14 Obstétrico, 12 Pediatria, 02 para outras especialidades.

A recomendação do SUS – Sistema Único de Saúde, são de, no mínimo, 2,5 a 3 leitos por mil habitantes, o que corresponderia ao certo, dentro da nossa realidade populacional, por 110 a 133 leitos. E a média de internação do Hospital Bertioga são de 170 por mês. Enfermarias, Maternidade e Pediatria.

As enfermarias do Hospital Bertioga são alojamentos conjuntos que podem atender de 4 a 6 pacientes. Localizada ao térreo do prédio do Hospital, atualmente, são 13 leitos femininos e 13 leitos masculinos.

A Maternidade e Pediatria ficam no piso superior, e atendem hoje com alojamento conjunto para dois e três pacientes cada quarto, tendo 15 leitos na maternidade e 13 leitos na Pediatria.

Site: www.hospitalbertioga.com.br


Exibir mapa ampliado
Facebook Facebook
Entre em conexão com o Portal.
Twitter Twitter
Siga-nos, receba novidades do litoral
Wikipedia Wikipedia
Tudo sobre Bertioga e São Sebastião.
© Copyright 2003-2011 - Portal Bertioga | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por SSPVirtual