Portal Bertioga | Riviera de São Lourenço | Ligue Grátis
Festas e Eventos de Bertioga

Festival Nacional da Cultura Indígena


O Festival Nacional da Cultura Indígena teve sua primeira edição realizada em abril de 2001, com o intuito principal de resgatar a cultura e as tradições dos povos indígenas. Naquele ano, estiveram presentes ao evento seis etnias: Xavante, Xinguanos, Bororo, Bakairi, Terena e Guarani (que habitam a reserva do Rio Silveira, na divisa de Bertioga com São Sebastião). Desde então, a cidade passou a ser conhecida como a Capital Nacional do Índio e a festa não parou de crescer, ganhando até mesmo projeção internacional, com imagens e matérias veiculadas em países como Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Itália e Espanha, entre outros.

Além destas etnias, outras já marcaram presença naquele que é considerado o maior evento cultural indígena do Brasil. São eles: Tapirapé, Way Way, Karajá, Kaiapó, Xikrin, Paresi, Suruí, Xerente, Erikbatsa, Gavião Kyikatejê, Javaé e Matis, numa grande diversidade de manifestações culturais, tradições esportivas, pinturas corporais e artesanato.

Desde 2001, a festa atraiu cerca de 300 mil pessoas, vindas de vários locais do Brasil e até do exterior. Em 2004, por exemplo, turistas da Colômbia, Itália, Nigéria e Argentina, entre outros, estiveram em Bertioga para prestigiar o evento e conhecer um pouco mais dos primeiros habitantes do Brasil. Com certeza, levaram da cidade importantes lições sobre hierarquia, respeito ao próximo, convívio pacífico, solidariedade, trabalho comunitário e, principalmente, a adoração às crianças e àqueles que eles, os índios, chamam de velhos’.

Pois, como disse o maior indigenista do mundo, Orlando Villas-Bôas – que, aliás, foi homenageado com o título de cidadão bertioguense na primeira edição do evento, oportunidade na qual reencontrou antigos amigos do Parque Indígena do Xingu, “o velho é o dono da história, o homem é o dono da aldeia e a criança é a dona do mundo”. Além de Villas-Boas, já receberam homenagens na Festival Nacional da Cultura Indígena, por seus trabalhos junto às comunidades indígenas, o cantor e compositor Milton Nascimento e o jesuíta José de Anchieta - na ocasião, representado pelo padre César Augusto dos Santos, da Companhia de Jesus, responsável pela Associação Pró-Canonização de José de Anchieta, que recebeu um busto do jesuíta das mãos de Marcos Terena, único líder indígena da América Latina com presença na Organização das Nações Unidas (ONU).

O Festival Nacional da Cultura Indígena – realizada anualmente em abril - já faz parte do calendário de eventos do município e é uma ótima oportunidade para os visitantes conhecerem um pouco mais sobre as etnias que vivem no Brasil. Além do contato com cada um dos presentes, é possível fazer perguntas às lideranças no talk-show realizado ao longo do evento, bem como degustar a culinária indígena e pintar o corpo como um verdadeiro guerreiro.

Festival Nacional da Cultura Indígena

Festa da Tainha em Bertioga


A mais tradicional festa de Bertioga é responsável pelo movimento de turistas no período de inverno, atraindo visitantes de diversas regiões do Estado em busca do saboroso tempero caiçara.

Foram os pescadores da praia do Indaiá que iniciaram a tradição, quando a tainha era encontrada em abundância na região. Mais tarde, a festa começou a ser organizada pelo Lions Clube de Bertioga, no Centro da Cidade e hoje faz parte do Calendário de Turismo.

Assada, frita ou ao azul marinho (prato caiçara feito à base de peixe cozido com banana verde, acompanhado com pirão) ela é a preferida entre os peixes de época no período de inverno. Abundante nos meses de maio, junho e julho, quando procura os estuários para desovar, a tainha é a principal estrela de festas gastronômicas realizadas por pescadores e entidades sociais da região.

A tainha espalmada (aberta) ou tradicional (fechada), acompanhada de guarnições arroz, farofa, pão e vinagrete, servidas no sistema de self-service. Outras cinco entidades assistenciais do município estão com barracas de produtos alimentícios, como doces, café expresso, caldos, salgados e bebidas quentes, além de cerveja, refrigerantes, água e garrafas de vinho, vendidas pelo próprio Lions.

Festa da Tainha em BertiogaFesta da Tainha

Festa Japonesa de Bertioga


A Festa Japonesa acontece em meados do mês de outubro em Bertioga. O evento sempre tem a participação de grupos e representantes de colônias e províncias japonesas instaladas em São Paulo, Mogi das Cruzes, Suzano e outras cidades.

O objetivo da festa é mostrar a diversidade cultural nipônica e trazer um pouco do clima e das tradições do Japão para o público que prestigia o evento. Na programação, destaque para os espetáculos de dança, karaokê e atrações artísticas.

Durante a festa, também é possível saborear pratos típicos como yakitori, sashimi, sushi, tempurá, guioza, o tradicional harumaki, conhecido como rolinho primavera, além de doces especiais.

Entre as atrações, também estão previstas exposições e vendas de artesanato típico, produtos importados, roupas, quimonos, acessórios e luminárias, além de estandes com bonsai, hai kai e até massagens como shiatsu, para relaxar, e oficinas para aprender um pouco da arte do origami, kirigami, mangá e pipas. Não faltará entretenimento para pessoas de todas as idades nessa primeira edição do evento, uma iniciativa da Prefeitura.

Festa Japonesa de Bertioga

Festa do Camarão na Moranga


Cores e sabores adquiridos de temperos especiais dão o tom da Festa do Camarão na moranga organizada pela Colônia de Pescadores Z-23, de Bertioga.
O prato especial inclui uma moranga recheada com camarão e acompanhamento de arroz. Porção de catupiry à parte. Na versão caiçara, a moranga vem enfeitada com camarões e lagostim.

A festa também chega com novidades, inclusive mais opções gastronômicas. O tradicional evento promete agradar aos moradores e turistas com delícias da culinária caiçara em ambiente agradável e descontraído na Praça de Eventos.

O prato especial que é a moranga recheada com camarão sete barbas no molho vem acompanhado por nove caramões-rosa enfeitando a moranga e arroz à vontade.

Camarão na moranga
Facebook Facebook
Entre em conexão com o Portal.
Twitter Twitter
Siga-nos, receba novidades do litoral
Wikipedia Wikipedia
Tudo sobre Bertioga e São Sebastião.
© Copyright 2003-2011 - Portal Bertioga | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por SSPVirtual